Dicas de segurança de dispositivos da casa e internet das coisas (IOT)

A Internet das Coisas (IoT) traz conveniência com dispositivos conectados como câmeras, assistentes virtuais, smart TVs e lâmpadas inteligentes. No entanto, esses aparelhos podem ser portas de entrada para invasores se não forem devidamente protegidos. Abaixo estão as principais medidas para blindar sua casa conectada.

O risco:
Muitos dispositivos vêm de fábrica com senhas genéricas (como "admin/admin") que são conhecidas por cibercriminosos.

Ação necessária:
Assim que instalar um novo dispositivo (roteador, câmera, impressora), altere imediatamente a senha padrão para uma senha forte e única.
O risco:
Vulnerabilidades de segurança em softwares de dispositivos antigos podem ser exploradas para invadir sua rede.

Ação necessária:
Verifique regularmente se há atualizações de firmware no site do fabricante ou no aplicativo do dispositivo. Se possível, ative as atualizações automáticas.
O risco:
Se um dispositivo inteligente simples (como uma lâmpada) for hackeado, o invasor pode tentar acessar seu computador pessoal ou smartphone na mesma rede.

Ação necessária:
Configure seu roteador Wi-Fi para ter uma "Rede de Convidados" (Guest Network) separada. Conecte todos os dispositivos IoT nesta rede secundária, mantendo seus computadores e celulares com dados bancários na rede principal.
O risco:
Funções ativadas sem necessidade aumentam a superfície de ataque.

Ação necessária:
Verifique as configurações e desative recursos que você não usa, como acesso remoto (gerenciamento fora de casa), Bluetooth ou serviços de geolocalização se não forem essenciais para o funcionamento do aparelho.
O risco:
Assistentes virtuais podem gravar conversas acidentalmente ou compartilhar dados excessivos.

Ação necessária:
Revise as configurações de privacidade de dispositivos como Alexa, Google Nest ou Siri. Apague regularmente o histórico de gravações de voz e desative a opção de usar suas gravações para "melhoria do serviço" se preferir mais privacidade.
O risco:
O roteador é a porta de entrada da sua casa digital.

Ação necessária:
Altere o nome da rede (SSID) para algo que não identifique sua casa ou modelo do aparelho. Use criptografia forte (WPA3 ou WPA2) e desative o recurso WPS (Wi-Fi Protected Setup), que é frequentemente vulnerável a ataques.

SEJUSP

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Edifício Minas Rodovia Papa João Paulo II B.: Serra Verde, nº4143 - BH / MG CEP: 31630-900<

Fale conosco

Telefones Úteis

GOVERNO DE MINAS

Siga-nos

© 2025 Desenvolvido por Diretoria de Sistemas de Informação - DSM | STIC | SULOT | SEJUSP